Como tirar fotos bonitas sem precisar de acessórios

Engana-se quem acredita que ter o melhor equipamento é sinônimo de boa foto ou fotografia perfeita. Seja de um celular, tablet ou uma boa câmera digital, é possível tirar boas fotos sem acessórios ou investir uma enorme quantia em aparatos. É tudo uma questão de um bom olhar e boas dicas que temos a seguir.

Como tirar boas fotos na praia

Praia ou piscina sempre fornecem os melhores cenários, mas nem sempre as melhores fotos porque alguns erros bobos são cometidos. O mais comum é não alinhar a linha do horizonte. Tem um mar de fundo? Tente deixar a água centralizada e nunca pendendo para um dos lados.

A posição do sol influencia bastante no resultado da imagem. Um bom exemplo são os retratos (fotos de rosto) a partir das 11 da manhã. Com o sol em seu posto máximo central uma sombra se formará no rosto dando a moldura dos cabelos. E usando um boné o personagem ficará obscuro. Uma boa dica é usar o flash de preenchimento, aquele que já vem na máquina ou no seu celular. Mesmo de dia ele funcionará muito bem. 

Aproveitando o cenário natural escolha elementos os quais contrastam com a cor do mar e da areia para compor a sua imagem. Uma criança com um picolé de morango, por exemplo, sempre rende boas imagens. Tudo o que for colorido é bacana para compor um cenário com uma imensidão de cores neutras.

Como tirar boas fotos dos amigos

Fotos de amigos sempre são mais legais e valorizadas quando quem está com a câmera sabe o que está fazendo. E isso não é tão complicado quanto você imagina. Alguns truques simples que não necessitam de nenhum acessório são:

  • Peça que elas fiquem levemente na diagonal. Uma foto muito de frente ressalta defeitos de curvas e uma barriga proeminente;
  • Não faça cortes nas articulações. Não cabe todo o corpo na foto? Então corte no meio da coxa, no meio do braço, mas nunca no pulso ou calcanhar;
  • Use luz mais fraca com muito suor. A transpiração excessiva vai ficar evidente demais no rosto dos seus amigos.

Como tirar boas fotos de crianças

Crianças sempre são excelentes personagens para um bom ensaio fotográfico. Mas é preciso deixar claro que sem um pouco de jogo de cintura não é fácil. O principal truque é deixar o ISO da máquina (sensibilidade do filme) um pouco mais alto para a sensibilidade ser maior. Crianças adoram se movimentar e quanto mais rápida for a captação melhor. Você vai precisar de velocidade.

Uma dica bacana é não pedir uma pose. Os pequenos são espontâneos e tendem a dar belos sorrisos para a lente quando se sentem à vontade. Deixe a máquina em mãos para captar todos os detalhes e comece a fotografar quando o pequeno estiver muito bem ambientado e alegre.

Tente um espaço divertido. Brinquedos e doces sempre são atrativos, mas quanto mais familiar for o ambiente melhores serão suas fotos. Uma sessão de fotografia em casa pode ser muito mais produtiva que em estúdio.

Comments are closed.