Jogo Fifa 2014

Fifa-2014

Ontem tive a oportunidade de conhecer e experimentar, em primeira mão, o novo Fifa 2014 da EA SPORTS.

O jogo será lançado no final de setembro para Xbox 360, PS3 e PC. Além disso também serão lançadas versões para o PS4 e Xbox One, mas somente no final do ano, quando ocorrerão os lançamentos desses consoles.

AS NOVIDADES

Times brasileiros

Até agora 19 clubes brasileiros já estão licenciados e fazem parte da nova edição do game: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Santos, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. O Coringão ainda não foi confirmado, mas novas licenças serão anunciadas até o lançamento do game.

fifa-2014-times-licenciados-brasil

No total, será possível escolher mais de 600 times e cerca de 16 mil jogadores do mundo inteiro.

fifa-2014-game

Movimentos precisos

A grande novidade dessa nova edição são os movimentos cada vez mais precisos. Através de muita pesquisa, análise em campo de muitos jogadores em ação e um estudo de mecânica corporal, chegou-se em um novo projeto de movimento que torna o jogo ainda mais real. Agora o personagem que, por exemplo, estava correndo, leva mais tempo e se esforça ainda mais para parar um movimento. Ou se ele estiver indo para uma direção e você der o comando para ele partir para uma direção oposta, o movimento vai ser ainda mais complexo e esforçado. Foi-se o tempo dos personagens robóticos, agora eles estão mais reais e bem mais difíceis de serem comandados. Mas com o tempo você consegue aproveitar dessa “realidade” para criar novos dribles.

Proteção de bola

Numa ação de defesa você pode usar uma habilidade de “proteção de bola” (botão L2). Isso serve para uma defesa na zaga ou também para fazer um pequeno jogo de corpo no ataque. O jogador normalmente usa as costas ou até o cotovelo, dependendo do tipo de defesa ou ataque. Esse movimento também ativa os seus companheiros que aparecem para te ajudar ou abrem suas jogadas para receber um toque.

Momento de pressão quando estiver perdendo

Meu irmão, sempre que está ganhando, resolve brincar na zaga dizendo que “vai enrolar o jogo”. Ele fica tocando de zagueiro para zagueiro dizendo que “vai ficar assim até acabar o jogo”. E quem está jogando contra (perdendo) consegue usar apenas um atacante, que fica fica correndo de zagueiro a zagueiro tentando tomar a bola (se deixar é possível acabar o jogo assim). Essa brincadeira era possível até o Fifa 2013, agora não mais. Isso porque quando o seu time está perdendo, nos últimos minutos de jogo, a equipe entra em modo de “pressão” e envia mais atacantes para marcar os zagueiros. Se o seu oponente tentar brincar com a zaga, ele vai se deparar com todos os seus zagueiros marcados pelos seus atacantes.

Chutes reais

Agora não tem mais aquela história do gol previsível. A bola vai obedecer as leis da física e vai se tornar imprevisível. Sua trajetória vai depender do tipo de chute do jogador, suas habilidades e, principalmente, da força que você coloca na hora de chutar. Vimos exemplos de bolas rasantes, com efeito (para cima e para os lados), colocadas e muito mais. Agora não tem mais aquela história de quando segurar forte a bola ir para fora do estádio… Se um jogador tiver a habilidade de chutar forte e rasteiro, o chute será assim. E são essas habilidades, de cada tipo de jogador, que deixarão cada chute imprevisível na hora do jogo.

renefraga-guicury-fifa2014

Rene Fraga e Eu no gameplay. Resultado: 1×0 para mim. ;)

Vale a pena experimentar. O melhor jogo de futebol ficou ainda melhor.

Leave a Reply